quinta-feira, 30 de abril de 2009

VINTE RAZÕES PELAS QUAIS OS CRISTÃOS NÃO GUARDAM O SÁBADO

1. O sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita:

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Êxodo 20.1,2

2. Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado:

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Gênesis 3:17

3. O sábado era um pacto perpétuo para todas as gerações dos judeus. O pacto era bilateral, só teria validade com o cumprimento de ambas as partes:

E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
Êxodo 20.20

4. O sábado consta no Decálogo (os Dez Mandamentos), e esta não é a parte mais importante da Lei de Deus:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22. 36-40

5. A palavra “lei” em nenhuma das 400 vezes que ocorre na Bíblia se refere somente ao decálogo:

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Gálatas 5.4
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Gálatas 3.10

6. Os Dez Mandamentos são apenas um resumo da Lei:
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22.40

7. O sábado não é uma instituição perpétua para outros povos, senão para os judeus:

Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
Êxodo 31.17

8. Deus aborrece o sábado, porque envolve um preceito cerimonial carente da verdadeira fé:

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
Isaias 1.13

9. No calendário atual, em concordância com calendário bíblico antigo, o sábado não é um dia fixo:

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Gênesis 2.2

10. Jesus foi a última pessoa que teve obrigação de guardar o sábado:

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gálatas 4.4,5

11. O sábado faz parte da Lei e esta foi abolida totalmente por Cristo:

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Colossenses 2.14

12. Estamos em um novo concerto:

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Mateus 26.28

13. No novo concerto, sob qual estamos, não existe mandamento para guardar o sábado embora encontremos todos os outros do Decálogo.

14. Jesus Cristo, nosso Salvador, nunca mandou ninguém guarda-lo.

15. O apóstolo Paulo era apóstolo dos gentios e embora tenha dito que tudo de proveitoso ele ensinou e que anunciou todo o conselho de Deus, nada ensinou acerca da guarda do sábado.


16. Os grandes acontecimentos do cristianismo se deram no domingo:
Marcos 16.9-11; Lucas 24.1,5,6; João 20.19,26; Mateus 28.1,8-10; Lucas 24.13-15; Marcos 16.9-13; João 20.1-22; Marcos 16.14-16; etc...)

17. A Igreja Primitiva guardava o domingo.
(Não foi instituída pelo papa nem por Constantino, como dizem os sabadistas. Constantino apenas oficializou algo que existia desde os primórdios do cristianismo).

18. Homens santos e abençoados por Deus guardavam o domingo:
Apocalipse 13.16; 19.20; 14.10,11.
Vd Tertuliano, na África, 200 a.D.; Cipriano, Cártago, 250 a.D.; Anatólio, em Laodicéia, 270 a.D.; Eusébio, 324 a.D.; etc. Constantino deliberou sobre a guarda do domingo em 321 a.D.

19. Os crentes gentios que começaram a guardar o sábado e outros dias, no conceito do apóstolo Paulo, poderiam desviar-se do “caminho”:
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Gálatas 4.9

20. Não estamos ligados a um lugar ou a um tempo para adorar a Deus. Jesus deixou isso bem claro:
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4.24

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