quarta-feira, 29 de abril de 2009

A NOIVA ADORNADA DE CRISTO

A paz do Senhor.

Preguei essa mensagem na IPDA Central de Araucária-PR no dia 26/04/2009. Houve um grande derramaento de unção da parte de Deus naquele dia. O Espírito Santo visitou o seu povo de uma foram gloriosa.

Que Deus te abençoe através desta mensagem.

Pr. Valdir











A NOIVA ADORNADA DE CRISTO



GÊNESIS 24.58-67




58 E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.
59 Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens.
60 E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores!
61 E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.
62 Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul.
63 E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
64 Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.
65 E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu SENHOR. Então tomou ela o véu e cobriu-se.
66 E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.
67 E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.

Há histórias relatadas na Bíblia, freqüentemente usadas em ministração para jovens, principalmente, para aqueles que estão namorando e planejando chegar ao enlace matrimonial. História como esta relatada em Gênesis 24, a qual, pastores usam para orientar os jovens quanto à maneira adequada de se portarem em relação a namoros e noivados.
Entretanto, gostaria de fazer uso dessa mensagem vendo a vida de Rebeca como um exemplo a ser seguido pela igreja de Cristo.

1. A Bíblia relata a decisão de Abraão em preparar uma esposa para seu filho. Era o patriarca já avançado em idade e não queria correr o risco de ter o seu filho se envolvendo com uma pessoa que não fizesse parte da sua linhagem (Gn 24.1-4).
a) Vemos nessa atitude de Abraão a necessidade da noiva de Cristo, fazer parte da família cristã e não parte deste mundo perverso, qual se encontra a humanidade hoje.
b) Abraão incumbiu seu servo Eliézer, o mais velho da casa. Tinha que contar com a fidelidade deste homem. Ninguém melhor do que este mordomo, que já acompanhava o patriarca muito antes do nascimento de Isaque.

2. Diz as Sagradas Escrituras, que chegando Eliézer na terra da Mesopotâmia, a cidade de Naor, irmão de Abraão, não tinha a menor idéia de quem seria a jovem que deveria tomar como esposa para Isaque. Então ele ora a Deus, para que lhe mostre quem é a moça ideal para casar-se com o filho do seu senhor (Gn 24.12-14).
a) Que atitude plausível teve o servo de Abraão. Quantas vezes em nossas vidas tomamos decisões sem consultarmos a Deus e quanto isso nos traz sofrimento depois.
b) Embora Eliézer observasse todas as donzelas retirando água da fonte, aos seus olhos nenhuma delas preenchia os requisitos necessários para tornar-se a esposa para Isaque e ele não podia errar na escolha. Havia feito um juramento para o seu senhor.

3. Deus permitiu que Rebeca fizesse exatamente como Eliézer havia pedido em oração, demonstrando que o Senhor estava sim envolvido nesse negócio. Era do agrado d’Ele esse futuro relacionamento, pois desta linhagem sairia o Messias, o Filho de Deus (Gn 24.15-20). O servo de Abraão havia levado consigo, dez camelos (Gn 24.10), cada camelo bebe entre 100 à 120 litros de água. A Bíblia diz que Rebeca deu água para todos, ou seja, ela tirou da fonte mais de 1000 litros de água para dar de beber aos camelos.
a) A noiva não deve ser alguém desocupada, têm de estar disposta e esforçar-se para fazer de bom grado aquilo que o enviado do noivo lhe pede que faça.
b) Rebeca preenche todas as qualidades exigidas, para ser a esposa perfeita para Isaque.

Fazendo uma analogia com a história acima mencionada, temos a Igreja que é conhecida como a noiva do Cordeiro.
Partindo deste ponto, vamos comparar o processo de noivado até casamento, com o período em que a Igreja está à espera de Cristo.
1. Quem deve preparar o lugar onde viverão depois de casado? O noivo ou a noiva?
Cristo disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (Jo 14.2,3).

2. Durante os dias que antecedem o casamento, tudo parece passar em ritmo acelerado. São tantos os preparativos para o casamento e parece que o tempo não será o suficiente.
Você já notou que os nossos dias estão parecendo tão “curtos”. As semanas, meses e anos passam que nem percebemos. É o dia do casamento que está chegando. A qualquer momento o Noivo virá para levar a noiva, para habitar com Ele nas mansões celestiais.

3. Algo que em todo o noivado acontece, principalmente quando está chegando o dia do casamento, é alguém tentar tirar da cabeça da noiva a decisão de se casar. É um tal de “você tem certeza que é isto mesmo que você quer pra sua vida..., olha que será uma união pra sempre, hein...”
Quantas vezes o Inimigo tentou te tirar da presença de Deus, tentando fazer você trair o noivo. Muitas vezes usando alguém para dizer que “se fosse você não continuaria sendo crente, largava tudo e aproveitava a vida primeiro”. Mas em nome de Jesus, permaneça firme na presença do Senhor, pois a qualquer momento, num abrir e fechar de olhos estaremos junto d’Ele para a união eterna (I Co 15.52).

4. Algo que tenho notado muito nesses últimos dias é a crescente opção de noivos que realizam a cerimônia matrimonial ao ar livre. Tornou-se “chique” fazer o casamento ao ar livre, dispensando salões e igrejas.
A Bíblia diz que nós nos encontraremos com Cristo nos ares (I Ts 4.17).

5. Cerimônia de casamento sem a marcha nupcial, não parece casamento. O famoso “tam-tam-tam-tam... tam-tam-tam-tam...” que até deixa as pessoas arrepiadas ao ouvir.
Paulo escreveu para a igreja de Tessalônica dizendo, que o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus (I Ts 4.16a). Fico a imaginar, o Deus Pai ao lado do Noivo aguardando a chegada da noiva amada e o Espírito Santo de Deus (o nosso Eliézer), conduzindo a noiva para encontrar-se com o Cordeiro de Deus.

6. Quando a noiva entra pelo corredor, toda a atenção é voltada para ela. Por algum momento dá até a impressão que o noivo foi esquecido pelos convidados.
Todos os santos anjos do Céu estarão naquele dia com os olhos voltados para a noiva de Cristo que entrará vitoriosa e triunfante para a união eterna.

7. Em todo o casamento as pessoas, ficam prestando a atenção no vestido da noiva. Hoje existem muitas noivas “moderninhas”, casam de roxo, vermelho, amarelo e até de preto. Mas não adianta a tradição sempre falará mais alto, noiva que se preze, deve casar- se de branco, demonstrando a sua pureza e fidelidade para com o noivo.
A noiva do Cordeiro deve permanecer com suas vestes brancas, simbolizando sua pureza, sinceridade e respeito para com o seu amado (II Co 11.2).

8. No momento da cerimônia os noivos devem confessar os votos diante dos convidados presentes. O famoso “eu prometo honrá-la, protegê-la e etc”.
Cristo naquele dia irá confessar o nome da sua noiva diante do Deus Pai e dos seus santos anjos (Ap 3.5)

9. Após o casamento vão para as famosas núpcias.
Estaremos participando das bodas (núpcias) do cordeiro (Ap 19.7)

10. Finalmente, vão morar na casa onde o noivo preparou para viver junto com a esposa.
O lugar onde vamos morar descerá dos céus. A cidade chama-se Nova Jerusalém e descerá literalmente dos céus e ficará pairando nas alturas. Essa será a nossa eterna morada (Ap 21.2). Louvado seja o nome de Cristo!

Que através destas palavras, você querido irmão, que ainda não tomou uma decisão de entregar-se para Cristo, ou que já o aceitou, mas que agora se encontra afastado dos caminhos do Senhor, tome hoje uma decisão. Jesus está voltando, a qualquer momento as trombetas soarão, a “marcha nupcial” começará a ser tocada. Jesus virá para levar a sua noiva e que você possa fazer também parte desse povo que irá morar com Cristo na glória. Amém!

Um comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR! Me alegrei muito com esse artigo. Para o Noivo se encontrar com a Noiva é preciso que a Noiva esteja preparada, pura, sem traições, fiel a Seu Noivo, ansiosa para o Grande Dia.

    Como está escrito no livro de Tito cap. 2 :

    Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
    Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
    Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;
    O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
    Tito 2:11-14

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou servo de Jesus Cristo. Prego a Palavra de Deus, louvo o Santo nome d'Ele. Creio que foi para isso que Ele me chamou. Tenho procurado crescer na graça e no conhecimento, sou dependente da misericórdia d'Ele, mas sei que aquilo que eu posso fazer, certamente Deus não fará por mim.

CONTATOS





FONE: (41) 9106-7522 (Brasil Telecom) 9141-2887 (Vivo)



E-mail: prvaldirsantos@yahoo.com.br









Orkut/MSN: pr.valdirsantos@hotmail.com



pr-valdirsantos@live.com





















relojes web gratis



O RELÓGIO NÃO PÁRA, SE APROXIMA, O GRANDE DIA!!! BREVE VEREMOS, OS ÍMPIOS CHORANDO E A IGREJA SUBINDO.