sábado, 25 de abril de 2009

RESGATANDO OS SONHOS PERDIDOS

Rute 1.8-14

Introdução:
Há momentos de nossa vida, em que somos forçados a tomar decisões que por muitas vezes nos causam sofrimento e até mesmo perdas irreparáveis.
Lendo o livro de Rute, vemos o caso de uma família deixando sua terra, que enfrenta problemas, para tentar a “sorte” noutro lugar.

Nomes dos personagens citados no livro de Rute e seus significados (fonte: Dicionário Bíblico Ebenezer):
O pai – Elimeleque: Meu Deus é rei
A mãe – Noemi: Amável
Filho mais velho – Malom: Doença
Filho mais novo – Quiliom: Definhamento (decadência, perecimento)
Uma nora – Orfa: Obstinação
Outra nora – Rute: Amizade
Belém: Casa de pão
Moabe: Filho-neto de Ló com sua filha mais velha
Boaz: Força, ou nele há força

1- Sai da terra de pão, pra tentar a vida na terra da maldição:
a) A saída de Elimeleque representa a vida de muitos que deixaram a casa de Deus, para ir para o mundo, hoje estão sofrendo e peregrinando sem ter um destino certo.
b) O mais curioso disso tudo é que, Belém quer dizer a Casa de Pão e houve fome em Belém. Muitos têm deixado a casa do Senhor, por falta de Pão. Quantos que passam fome, porque foi deixado de servir o verdadeiro alimento, que é a Palavra de Deus. O pão nos sustenta, nos dá animo e forças para continuar a caminhada (I Reis 19.6-8).

2- Ao chegar a Moabe uma seqüência de problemas cercam Noemi:
a) Morre seu marido Elimeleque (Rute 1.3),
b) Aproximadamente 10 anos depois, morrem também seus dois filhos, deixando Noemi com as duas noras (Rute 1.5).

Quantas vezes em nossa vida sofremos por decisões que terceiros tomaram, quantas são as vezes que chegamos a pensar que a mão de Deus pesou sobre nós.
Ah! Noemi pensou que tudo estava acabado para ela, que as desgraças que haviam ocorrido nada mais eram que as mãos do Senhor pesando sobre a sua vida.
Entretanto, em meio às calamidades desta vida o Senhor tem sempre nos preparado surpresas para provar que Ele é Deus e que tudo o que ocorre em cima nos céus e embaixo na terra estão sobre o seu domínio. Embora as circunstâncias adversas tentam nos desanimar, devemos crer que Deus é Soberano e está no controle de tudo e que a qualquer momento se levantará no seu trono e julgará a nossa causa (Jó 19.25,26).

3- O retorno à Belém faz com que o destino triste de Noemi seja transformado por Deus.
a) Rute decide acompanhar Noemi... o amor que esta sentia pela a sogra superava as diferenças religiosas e de costumes. Eu vejo na vida de Rute e Noemi algo que vemos muito pouco nos dias de hoje, que é a comunhão entre sogra e nora. Noemi, foi como uma missionária nas terras de Moabe, quantas vezes ela esteve falando do Deus do povo de Israel para as suas noras, das grandes maravilhas que Ele já havia operado no meio do seu povo. Há uma diferença enorme entre Rute e Orfa (como o próprio nome diz “obstinada”), vejo no comportamento das noras de Noemi, dois tipos de crentes dos dias atuais. Orfa representa os crentes de fé momentânea, estão sendo fiéis enquanto podem usufruir dos benefícios encontrados no evangelho. Ouvem as mensagens, as vezes ficam até emociondos, mas não crêem que o mesmo Deus que operou no passado está operando hoje, não conseguem aceitar que as promessas contidas na Bíblia Sagrada aplica-se também para a sua vida. Já Rute não, esta representa aqueles que crêem nas bênçãos, ainda que pareça tudo estar contribuindo para que não aconteça, este crente declara a sua fé dizendo: “Abracei esse evangelho, serei fiel a Cristo indiferente as circunstâncias”. Rute estava disposta a aceitar o povo e o Deus que Noemi servia (Rute 1:16);
b) Em Belém Rute decide trabalhar na colheita de espigas onde conhece Boaz. Imaginem uma viúva ainda jovem, quem sabe, de mãos finas por nunca ter experimentado um trabalho pesado, mas lá está ela, colhendo as espigas, nem que fossem apenas os rabiscos deixados pelos colhedores. Enquanto ela colhia das sobras das espigas, Boaz se aproxima e fica sabendo que ela era a nora de Noemi e o quanto tinha agido de benevolência com a sogra após ter ficado viúva (Rute 2.4-11). Boaz era um parente de Elimeleque, e representa um tipo de Cristo, assim como Jesus nos resgatou, nos remiu, tirando-nos de uma vida de desgraças e sofrimentos, Boaz teve a mesma atitude para com Rute.
c) Noemi sabendo que sua nora estava trabalhando para um parente de seu falecido esposo, toma decisão de orientar Rute para que procure aproximar-se ainda mais de Boaz a ponto de deitar-se com ele (Rute 3.1-4). Quando olhamos essa atitude a principio parece um tanto vulgar, mas para o costume da época, em que quando o marido morria sem deixar filhos, um irmão ou parente mais próximo deveria assumir um relacionamento com a viúva a fim de conservar a linhagem do falecido, o que Noemi fez torna-se aceitável.
Em tudo isso, vemos as mãos do Senhor amparando Noemi e Rute. O nosso Deus é galardoador, Ele reconhece e sabe muito bem recompensar aquele que pratica algum bem para os seus servos.
CONCLUSÃO:
A ação de Rute em acompanhar e auxiliar Noemi sem nenhuma esperança em ter algo em troca, fez com que o Senhor a recompensasse grandemente. Vemos isso no último capitulo do livro de Rute (Rute 4.21,22) sobre a descendência de Rute e Boaz sendo incluído o nome do rei Davi e também nos livros de Mateus (Mateus 1.5) e Lucas (Lucas 3.32), quando esses escrevem a genealogia de Cristo, é mencionado o nome do filho que Rute teve com Boaz.

Oro a Deus para que Ele encontre em você um crente como Rute, fiel, perseverante e determinado a servi-lo indiferente dos problemas que estejam assolando a sua vida.

E que as bênçãos do Senhor Jesus esteja sobre a sua vida.

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou servo de Jesus Cristo. Prego a Palavra de Deus, louvo o Santo nome d'Ele. Creio que foi para isso que Ele me chamou. Tenho procurado crescer na graça e no conhecimento, sou dependente da misericórdia d'Ele, mas sei que aquilo que eu posso fazer, certamente Deus não fará por mim.

CONTATOS





FONE: (41) 9106-7522 (Brasil Telecom) 9141-2887 (Vivo)



E-mail: prvaldirsantos@yahoo.com.br









Orkut/MSN: pr.valdirsantos@hotmail.com



pr-valdirsantos@live.com





















relojes web gratis



O RELÓGIO NÃO PÁRA, SE APROXIMA, O GRANDE DIA!!! BREVE VEREMOS, OS ÍMPIOS CHORANDO E A IGREJA SUBINDO.