quinta-feira, 30 de abril de 2009

ALCANÇANDO VÔO (reflexão)



Ref: Jó 39.27,28 e Isaias 40.31

Uma equipe de ecologistas americanos propôs-se o desafio de estudar o comportamento das águias. Munidos de uma filmadora com lentes de longo alcance, de até 500m, decidiram escalar as montanhas do Colorado. E acompanharam dali o processo de construção de ninho de uma águia, num daqueles picos gelados, bem na encosta, no ponto mais perigoso, inacessível. A camada externa era toda de espinhos; a segunda, gravetos sem espinhos, peles de animais e capim. O interior era todo revestido de pena. Depois de concluído tinha aproximadamente dois metros de profundidade e três de diâmetro.
Apesar da neve cá fora, o ninho era todo quentinho, aconchegante, e totalmente protegido do vento. Os penhascos são o lugar preferido das águias. Constroem lá seu ninho, e o conservam por toda a vida. Se ele cai ou sofre depredação, faz outro no mesmo lugar.
De hábitos sedentários, possuem morada própria, fixa e não admitem intrusos no ninho. Várias vezes na Bíblia, Deus associa sua maneira de agir conosco com a da águia. Em Isaías 40.31, ele compara a águia àqueles que nele esperam. E se assim o faz é porque certas características da águia devem fazer parte de nossa vida – são qualidades que ele deseja ver em nós.
As águias, notáveis pelo seu tamanho e vigor, são as aves mais fortes que existem. Devido á sua imponência, ferocidade, valentia, nobreza, figuram nos emblemas e escudos das nações desde os tempos da antiga Babilônia.
Os olhos muito grandes e frontais as diferem das demais aves, e lhe proporcionam uma visão ampla, panorâmica, que lhe permite lá de cima espreitar a presa aqui em baixo. Dificilmente uma presa escapa às suas fortes garras.
Todos os animais que têm olhos frontais, são caçadores. A águia e uma caçadora. Prefere alimentar-se de animais vivos – pequenos, mamíferos, aves, cobras, peixes, insetos.
Não come nada em estado de decomposição. Tampouco bebe água suja. Suas possantes asas lhe permitem um vôo impetuoso, porem seguro e bem direcionado. É monógama. Só aceita um único macho durante toda a vida. Não se “prostitui”.
É livre. Vive em liberdade e não aceita cativeiro. Se presa, não come, nem bebe. Enfrenta a fúria das tempestades; dos ventos retira a força necessária para alçar vôo aos picos mais elevados.
É corajosa, destemida. Essa é uma característica própria da água – ela não se intimidade diante de uma tempestade. Quanto mais forte o vendaval, mais alto ela sobe.
Quando vê o prenuncio de um vendaval, sai logo do ninho, abre as asas, estufa o peito, aproveita a fúria dos ventos para alçar os vôos mais altos.
Aproveita os redemoinhos, as intempéries, porque gosta de estar acima das nuvens. À medida que os filhotes vão crescendo, ela vai retirando primeiro as penas, depois o capim, para que os espinhos criem certo desconforto, e eles alcem vôo.
Deus nos chamou para sermos águia. Para olharmos de cima. Para alcançarmos vôo face às circunstâncias adversas. Para vivermos nas alturas – sem nos cansar, sem nos fatigar. O alvo da águia é ganhar altura. Fomos chamados para olhar para o alto. Façamos com Davi:“Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor...” Sl 25.15.
Ser uma águia depende da visão que se tem de Jesus. Quem tem uma visão tacanha do Rei dos reis jamais será uma águia.... Deus quer que sejamos águia. Jesus quer que voemos na tempestade. Quer que sejamos caçadores. Que enfrentemos o vento, e, quando vier a luta, subamos mais alto ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou servo de Jesus Cristo. Prego a Palavra de Deus, louvo o Santo nome d'Ele. Creio que foi para isso que Ele me chamou. Tenho procurado crescer na graça e no conhecimento, sou dependente da misericórdia d'Ele, mas sei que aquilo que eu posso fazer, certamente Deus não fará por mim.

CONTATOS





FONE: (41) 9106-7522 (Brasil Telecom) 9141-2887 (Vivo)



E-mail: prvaldirsantos@yahoo.com.br









Orkut/MSN: pr.valdirsantos@hotmail.com



pr-valdirsantos@live.com





















relojes web gratis



O RELÓGIO NÃO PÁRA, SE APROXIMA, O GRANDE DIA!!! BREVE VEREMOS, OS ÍMPIOS CHORANDO E A IGREJA SUBINDO.