quinta-feira, 30 de abril de 2009

NOMES DE IGREJA INTERESSANTE (curiosidade)

Esta lista está circulando pela internet.

-IGREJA DA ÁGUA ABENÇOADA
-IGREJA ADVENTISTA DA SÉTIMA REFORMA DIVINA
-IGREJA DA BÊNÇÃO MUNDIAL FOGO DE PODER
-CONGREGAÇÃO ANTI-BLASFÊMIAS
-IGREJA CHAVE DO ÉDEN
-IGREJA EVANGÉLICA ABOMINAÇÃO À VIDA TORTA
-IGREJA BATISTA INCÊNDIO DE BÊNÇÃOS
-IGREJA BATISTA Ô GLÓRIA!
-CONGREGAÇÃO PASSO PARA O FUTURO
-IGREJA EXPLOSÃO DA FÉ
-IGREJA PEDRA VIVA
-COMUNIDADE DO CORAÇÃO RECICLADO
-IGREJA EVANGÉLICA MISSÃO CELESTIAL PENTECOSTAL
-CRUZADA DE EMOÇÕES
-IGREJA C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
-CONGREGAÇÃO PLENA PAZ AMANDO A TODOS
-IGREJA A FÉ DE GIDEÃO
-IGREJA ACEITA A JESUS
-IGREJA PENTECOSTAL JESUS NASCEU EM BELÉM
-IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL LABAREDA DE FOGO
-CONGREGAÇÃO J.A.T. (Jesus Ama a Todos)
-IGREJA BARCO DA SALVAÇÃO
-IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL A ÚLTIMA EMBARCAÇÃO PARA CRISTO
-IGREJA PENTECOSTAL UMA PORTA PARA A SALVAÇÃO
-COMUNIDADE ARQUEIROS DE CRISTO
-IGREJA AUTOMOTIVA DO FOGO SAGRADO
-IGREJA BATISTA A PAZ DO SENHOR E ANTI-GLOBO
-ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO
-IGREJA PALMA DA MÃO DE CRISTO
-IGREJA MENINA DOS OLHOS DE DEUS
-IGREJA PENTECOSTAL VALE DE BÊNÇÃOS
-ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA FIEL ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA
-IGREJA BATISTA PONTE PARA O CÉU
-IGREJA PENTECOSTAL DO FOGO AZUL
-COMUNIDADE EVANGÉLICA SHALOM ADONAI, CRISTO!
-IGREJA DA CRUZ ERGUIDA PARA O BEM DAS ALMAS
-CRUZADA EVANGÉLICA DO PASTOR WALDEVINO COELHO, A SUMIDADE
-IGREJA FILHO DO VARÃO
-IGREJA DA ORAÇÃO EFICIENTE
-IGREJA DA POMBA BRANCA
-IGREJA SOCORRISTA EVANGÉLICA
-IGREJA "A" DE AMOR
-CRUZADA DO PODER PLENO E MISTERIOSO
-IGREJA DO AMOR MAIOR QUE OUTRA FORÇA
-IGREJA DEKANTHALABASSI
-IGREJA DOS BONS ARTIFÍCIOS
-IGREJA CRISTO É SHOW
-IGREJA DOS HABITANTES DE DABIR
-IGREJA "EU SOU A PORTA"
-CRUZADA EVANGÉLICA DO MINISTÉRIO DE JEOVÁ, DEUS DO FOGO
-IGREJA DA BÊNÇÃO MUNDIAL
-IGREJA DAS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE
-IGREJA PENTECOSTAL DO PASTOR SASSÁ
-IGREJA SINAIS E PRODÍGIOS
-IGREJA DE DEUS DA PROFECIA NO BRASIL E AMÉRICA DO SUL
-IGREJA DO MANTO BRANCO
-IGREJA CAVERNA DE ADULÃO
-IGREJA ESTE BRASIL É ADVENTISTA
-IGREJA E.T.Q.B. (Eu Também Quero a Bênção)
-IGREJA EVANGÉLICA FLORZINHA DE JESUS
-IGREJA CENÁCULO DE ORAÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO
-MINISTÉRIO EIS-ME AQUI
-IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL CREIO EU NA BÍBLIA
-IGREJA EVANGÉLICA A ÚLTIMA TROMBETA SOARÁ
-IGREJA DE DEUS ASSEMBLÉIA DOS ANCIÃOS
-IGREJA EVANGÉLICA FACHO DE LUZ
-IGREJA BATISTA RENOVADA LUGAR FORTE
-IGREJA ATUAL DOS ÚLTIMOS DIAS
-IGREJA JESUS ESTÁ VOLTANDO, PREPARA-TE
-MINISTÉRIO APASCENTA AS MINHAS OVELHAS
-IGREJA BOLA DE NEVE
-IGREJA EVANGÉLICA ADÃO É O HOMEM
-IGREJA EVANGÉLICA BATISTA BARRANCO SAGRADO
-MINISTÉRIO MARAVILHAS DE DEUS
-IGREJA EVANGÉLICA FONTE DE MILAGRES
-COMUNIDADE PORTA DAS OVELHAS
-IGREJA PENTECOSTAL JESUS VEM, VOCÊ FICA
-IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL CUSPE DE CRISTO
-IGREJA EVANGÉLICA SUBIMOS COM JESUS
-IGREJA EVANGÉLICA DO MONTE DE ORAÇÃO
-IGREJA EVANGÉLICA LUZ NO ESCURO
-IGREJA EVANGÉLICA O SENHOR VEM NO FIM
-IGREJA PENTECOSTAL PLANETA CRISTO
-IGREJA EVANGÉLICA[ELICA DOS HINOS MARAVILHOSOS
-IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL DA BÊNÇÃO ININTERRUPTA

O MISTÉRIO DA FITA AZUL! VOCÊ QUER USAR? (reflexão)


Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que
diziam: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'.
Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.
Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo:
'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que perceber ter acontecido. '
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo.
O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro. ' Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu:
'Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. '
E explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de
14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse:
'A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento. ' Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você.
Gostaria de homenageá-lo. 'Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. Às vezes grito com você por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, sua mãe e eu te amamos!'
O menino pego de surpresa, desandou a chorar convulsivamente sem parar. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas:
'Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar e lhes pedindo perdão'. Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. 'A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo.' Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor.
O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que cada um havia feito uma diferença em sua vida... Sendo um deles o filho do próprio chefe.
A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem Você É Faz sim, uma Grande Diferença'.
Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas nem para duzentas pessoas.
Continue a sua vida como você acha que está bom para você.
Por outro lado, se quiser, pode enviar para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você, sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando lhe escrevo que estou lhe mandando isso porque você é importante para mim, cada um de vocês é importante para mim, senão não os teria incluído na minha lista de envio. Quem você é na minha vida, faz muita diferença para mim, e eu queria que você soubesse disso.
Eis a sua fita azul! Tenha um excelente dia.

ATITUDE É TUDO! (reflexão)

Jerry era o tipo de pessoa que você ia adorar. Sempre de alto astral, e com algo positivo a dizer. Quando alguém perguntava para ele: "Como vai você?", ele respondia: "Melhor que isso, só dois disso". Ele era o único gerente de uma cadeia de restaurantes, porque todos os garçons seguiam seu exemplo. A razão dos garçons seguirem Jerry era por causa de suas atitudes. Ele era naturalmente motivador. Se algum empregado estivesse tendo um mau dia, Jerry prontamente estava lá, contando ao empregado como olhar pelo lado positivo da situação.
Sempre que eu me lembrava dele eu ficava pensativo, até que um dia perguntei a ele: "Eu não acredito. Ninguém pode ser uma pessoa positiva o tempo todo! Como você consegue?" E ele respondeu: "Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: ‘Jerry você tem duas escolhas hoje: escolher estar de alto astral ou escolher estar de baixo astral...’ Então escolho estar de alto astral. Toda vez que acontece alguma coisa desagradável, posso escolher ser vítima da situação ou posso escolher aprender algo com isso. Eu escolho aprender algo com isso. Todo momento que alguém vem reclamar da vida comigo, eu posso escolher aceitar a reclamação, ou posso escolher apontar o lado positivo da vida para a pessoa. Eu escolho apontar o lado positivo da vida."
Eu argumentei: "Tudo bem! Mas não é tão fácil assim!" "É fácil sim" Jerry disse. "A vida consiste em escolhas. Quando você tira todos os detalhes e enxuga a situação, o que sobra são escolhas, decisões a serem tomadas. Você escolhe como reagir as situações. Escolhe como as pessoas irão afetar no seu astral. Escolhe estar feliz ou triste, calmo ou nervoso... Em suma: É escolha sua como você vive sua vida."
Eu refleti no que Jerry disse. Algum tempo depois eu deixei o restaurante para abrir meu próprio negócio. Nós perdemos contato, mas freqüentemente eu pensava nele quando tomava a decisão de viver ao invés de ficar reagindo às coisas.
Alguns anos mais tarde, ouvi dizer que Jerry havia feito algo que nunca se deve fazer quando trabalha em restaurantes: ele deixou a porta dos fundos aberta e, conseqüentemente, foi rendido por 3 assaltantes armados. Enquanto Jerry tentava abrir o cofre, sua mão, tremendo de nervoso, errou a combinação do cofre. Os ladrões entraram em pânico, atiraram nele e fugiram. Por sorte, Jerry foi encontrado relativamente rápido e foi levado às pressas ao pronto-socorro local. Depois de 18 horas de cirurgia e algumas semanas de tratamento intensivo, Jerry foi liberado do hospital com alguns fragmentos de balas ainda em seu corpo.
Encontrei com Jerry 6 meses depois do acidente. Quando perguntei: "Como vai você?" ele respondeu: "Melhor que isso, só dois disso! Quer ver minhas cicatrizes?" Enquanto olhava as cicatrizes, perguntei o que passou pela sua mente quando os ladrões invadiram o restaurante. "A primeira coisa que me veio à cabeça foi que eu devia ter trancado a porta dos fundos..." respondeu. "Então, enquanto estava baleado no chão, lembrei que eu tinha duas escolhas: podia escolher viver ou podia escolher morrer. Escolhi viver!"
Perguntei: "Você não ficou com medo? Não perdeu os sentidos?" Jerry continuou: "Os paramédicos eram ótimos. Ficaram o tempo todo me dizendo que tudo ia dar certo, que tudo ia ficar bem. Mas, quando eles me levaram na maca para a sala de emergência e vi as expressões nos rostos dos médicos e enfermeiras, fiquei com medo. Nos seus olhos eu lia: ‘ele é um homem morto’. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa."
"O que você fez?" perguntei. "Bem, havia uma enfermeira grande e forte me fazendo perguntas. Ela perguntou se eu era alérgico a alguma coisa... 'Sim', respondi. Os médicos e enfermeiras pararam imediatamente por causa da minha resposta. Respirei fundo e disse: 'Balas!' Enquanto eles riam eu disse: 'Eu estou escolhendo viver. Me operem como se estivesse vivo, não morto."
Jerry sobreviveu graças a experiência e habilidade dos médicos, mas também por causa de sua atitude espetacular. Aprendi com ele que todos os dias temos que escolher viver a vida em sua plenitude, viver por completo.
Atitude, portanto, é tudo!

SE O AMANHÃ NÃO VIER... (reflexão)




Este texto foi anexado no mural de comunicação interna da GOL... Um dia após a queda do Boeing, pelo marido de uma das aeromoças falecidas.
_______________________________________________________


Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu veria você dormir
Eu aconchegaria você mais apertado,
E rogaria ao Senhor que protegesse você.
Se eu soubesse que essa seria a última vez que veria você sair pela porta,
Eu abraçaria, beijaria você, e chamaria de volta,
Para abraçar e beijar uma vez mais.
Se eu soubesse que essa seria a última vez que ouviria sua voz em oração,
Eu filmaria cada gesto, cada palavra sua,
Para que eu pudesse ver e ouvir de novo, dia após dia.
Se eu soubesse que essa seria a última vez,
Eu gastaria um minuto extra ou dois, para parar e dizer:
EU TE AMO Ao invés de assumir que você já sabe disso.
Se eu soubesse que essa seria a última vez,
Eu estaria ao seu lado, partilhando do seu dia, ao invés de pensar:
"Bem, tenho certeza que outras oportunidades virão, então eu posso deixar passar esse dia."
É claro que haverá um amanhã para se fazer uma revisão,
E nós teríamos uma segunda chance para fazer as coisas de maneira correta.
É claro que haverá outro dia para dizermos um para o outro: "EU TE AMO",
E certamente haverá uma nova chance de dizermos um para o outro:
"Posso te ajudar em alguma coisa?"
Mas no caso de eu estar errado, e hoje ser o último dia que temos,
Eu gostaria de dizer O QUANTO EU AMO VOCÊ,
E espero que nunca esqueçamos disso.
O dia de amanhã não esta prometido para ninguém, jovem ou velho,
E hoje pode ser sua última chance de segurar bem apertado, a mão da pessoa que você ama.
Se você está esperando pelo amanhã, porque não fazer hoje?
Porque se o amanha não vier, você com certeza se arrependerá pelo resto de sua vida,
De não ter gasto aquele tempo extra num sorriso, num abraço, num beijo,
Porque você estava "muito ocupado" para dar para aquela pessoa, aquilo que acabou sendo o último desejo que ela queria.
Então, abrace as pessoas que você ama, independente de quem, HOJE.
Bem apertado... Sussurre nos seus ouvidos, dizendo o quanto o ama e o quanto o quer junto de você.
Gaste um tempo para dizer: "Me desculpe"... "Por favor"... "Me perdoe"... "Obrigado"... ou ainda: "Não foi nada"... "Está tudo bem".
Porque, se o amanhã jamais chegar, você não terá que se arrepender pelo dia de hoje.
O passado não volta, e o futuro talvez ... não chegue..."

ALCANÇANDO VÔO (reflexão)



Ref: Jó 39.27,28 e Isaias 40.31

Uma equipe de ecologistas americanos propôs-se o desafio de estudar o comportamento das águias. Munidos de uma filmadora com lentes de longo alcance, de até 500m, decidiram escalar as montanhas do Colorado. E acompanharam dali o processo de construção de ninho de uma águia, num daqueles picos gelados, bem na encosta, no ponto mais perigoso, inacessível. A camada externa era toda de espinhos; a segunda, gravetos sem espinhos, peles de animais e capim. O interior era todo revestido de pena. Depois de concluído tinha aproximadamente dois metros de profundidade e três de diâmetro.
Apesar da neve cá fora, o ninho era todo quentinho, aconchegante, e totalmente protegido do vento. Os penhascos são o lugar preferido das águias. Constroem lá seu ninho, e o conservam por toda a vida. Se ele cai ou sofre depredação, faz outro no mesmo lugar.
De hábitos sedentários, possuem morada própria, fixa e não admitem intrusos no ninho. Várias vezes na Bíblia, Deus associa sua maneira de agir conosco com a da águia. Em Isaías 40.31, ele compara a águia àqueles que nele esperam. E se assim o faz é porque certas características da águia devem fazer parte de nossa vida – são qualidades que ele deseja ver em nós.
As águias, notáveis pelo seu tamanho e vigor, são as aves mais fortes que existem. Devido á sua imponência, ferocidade, valentia, nobreza, figuram nos emblemas e escudos das nações desde os tempos da antiga Babilônia.
Os olhos muito grandes e frontais as diferem das demais aves, e lhe proporcionam uma visão ampla, panorâmica, que lhe permite lá de cima espreitar a presa aqui em baixo. Dificilmente uma presa escapa às suas fortes garras.
Todos os animais que têm olhos frontais, são caçadores. A águia e uma caçadora. Prefere alimentar-se de animais vivos – pequenos, mamíferos, aves, cobras, peixes, insetos.
Não come nada em estado de decomposição. Tampouco bebe água suja. Suas possantes asas lhe permitem um vôo impetuoso, porem seguro e bem direcionado. É monógama. Só aceita um único macho durante toda a vida. Não se “prostitui”.
É livre. Vive em liberdade e não aceita cativeiro. Se presa, não come, nem bebe. Enfrenta a fúria das tempestades; dos ventos retira a força necessária para alçar vôo aos picos mais elevados.
É corajosa, destemida. Essa é uma característica própria da água – ela não se intimidade diante de uma tempestade. Quanto mais forte o vendaval, mais alto ela sobe.
Quando vê o prenuncio de um vendaval, sai logo do ninho, abre as asas, estufa o peito, aproveita a fúria dos ventos para alçar os vôos mais altos.
Aproveita os redemoinhos, as intempéries, porque gosta de estar acima das nuvens. À medida que os filhotes vão crescendo, ela vai retirando primeiro as penas, depois o capim, para que os espinhos criem certo desconforto, e eles alcem vôo.
Deus nos chamou para sermos águia. Para olharmos de cima. Para alcançarmos vôo face às circunstâncias adversas. Para vivermos nas alturas – sem nos cansar, sem nos fatigar. O alvo da águia é ganhar altura. Fomos chamados para olhar para o alto. Façamos com Davi:“Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor...” Sl 25.15.
Ser uma águia depende da visão que se tem de Jesus. Quem tem uma visão tacanha do Rei dos reis jamais será uma águia.... Deus quer que sejamos águia. Jesus quer que voemos na tempestade. Quer que sejamos caçadores. Que enfrentemos o vento, e, quando vier a luta, subamos mais alto ainda.

VINTE RAZÕES PELAS QUAIS OS CRISTÃOS NÃO GUARDAM O SÁBADO

1. O sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita:

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Êxodo 20.1,2

2. Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado:

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Gênesis 3:17

3. O sábado era um pacto perpétuo para todas as gerações dos judeus. O pacto era bilateral, só teria validade com o cumprimento de ambas as partes:

E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
Êxodo 20.20

4. O sábado consta no Decálogo (os Dez Mandamentos), e esta não é a parte mais importante da Lei de Deus:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22. 36-40

5. A palavra “lei” em nenhuma das 400 vezes que ocorre na Bíblia se refere somente ao decálogo:

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Gálatas 5.4
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Gálatas 3.10

6. Os Dez Mandamentos são apenas um resumo da Lei:
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22.40

7. O sábado não é uma instituição perpétua para outros povos, senão para os judeus:

Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
Êxodo 31.17

8. Deus aborrece o sábado, porque envolve um preceito cerimonial carente da verdadeira fé:

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
Isaias 1.13

9. No calendário atual, em concordância com calendário bíblico antigo, o sábado não é um dia fixo:

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Gênesis 2.2

10. Jesus foi a última pessoa que teve obrigação de guardar o sábado:

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gálatas 4.4,5

11. O sábado faz parte da Lei e esta foi abolida totalmente por Cristo:

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Colossenses 2.14

12. Estamos em um novo concerto:

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Mateus 26.28

13. No novo concerto, sob qual estamos, não existe mandamento para guardar o sábado embora encontremos todos os outros do Decálogo.

14. Jesus Cristo, nosso Salvador, nunca mandou ninguém guarda-lo.

15. O apóstolo Paulo era apóstolo dos gentios e embora tenha dito que tudo de proveitoso ele ensinou e que anunciou todo o conselho de Deus, nada ensinou acerca da guarda do sábado.


16. Os grandes acontecimentos do cristianismo se deram no domingo:
Marcos 16.9-11; Lucas 24.1,5,6; João 20.19,26; Mateus 28.1,8-10; Lucas 24.13-15; Marcos 16.9-13; João 20.1-22; Marcos 16.14-16; etc...)

17. A Igreja Primitiva guardava o domingo.
(Não foi instituída pelo papa nem por Constantino, como dizem os sabadistas. Constantino apenas oficializou algo que existia desde os primórdios do cristianismo).

18. Homens santos e abençoados por Deus guardavam o domingo:
Apocalipse 13.16; 19.20; 14.10,11.
Vd Tertuliano, na África, 200 a.D.; Cipriano, Cártago, 250 a.D.; Anatólio, em Laodicéia, 270 a.D.; Eusébio, 324 a.D.; etc. Constantino deliberou sobre a guarda do domingo em 321 a.D.

19. Os crentes gentios que começaram a guardar o sábado e outros dias, no conceito do apóstolo Paulo, poderiam desviar-se do “caminho”:
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Gálatas 4.9

20. Não estamos ligados a um lugar ou a um tempo para adorar a Deus. Jesus deixou isso bem claro:
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4.24

UMA FLOR HORROROSA (reflexão)




O parque estava quase deserto quando me sentei num banco embaixo dos ramos de um velho carvalho, desiludido da vida, com boas razões para chorar, pois parecia que o mundo estava conspirando contra mim.
Eu queria ficar só, mas, um garoto ofegante se chegou, cansado de brincar, parou na minha frente, cabeça pendente, e, cheio de orgulho, disse-me:
- Veja o que encontrei, e estendeu em minha direção uma flor horrosamente decaída, macetada, nas últimas.
Querendo me ver livre do garoto o quanto antes, fingi um pálido sorriso e tentei iniciar a leitura de um livro de auto-ajuda, mas, ao invés de ir embora, ele se sentou ao meu lado, levou a flor ao nariz e disse:
- O seu cheiro é ótimo. Fique com ela!
Então, estendi minha mão para pegá-la e respondi com ironia:
- Obrigado, menino, essa flor era tudo o que eu precisava para completar o meu dia.
Mas, ao invés de estender o braço, ele manteve a flor no ar, para que eu a pegasse de suas mãos. Nessa hora notei, pela primeira vez, que o garoto era cego.
- De nada, disse ele sorrindo, feliz por ter feito uma boa ação.

Uma ação tão boa que me fez ver a mediocridade dos meus pensamentos e das minhas atitudes diante dos reveses da vida.

“Bem-aventurados os olhos
que vêem o que vós vedes”.
Lucas 10.23

Autor desconhecido.

Extraído do livro: Textos Selecionados, elaborado pelo

Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano - IDPH

QUANDO UM PRINCÍPE PERDE A UNÇÃO



Jz 13-16


Pr. Josué Gonçalves
Mensagem ministrada no café dos
pastores em S.Paulo - 20/02/2009



· O autor do livro de Juízes é desconhecido. O Talmude atribui o livro de Juízes a Samuel.
· O livro de Juízes cobre o período que vai da morte de Josué até a inauguração da monarquia.
· A parte principal do livro (3.7 - 16.31) mostra um padrão que se repete na história antiga de Israel - Apostasia/Opressão/Arrependimento/Libertação.
· Após a morte de Josué, não tinha em Israel um governo central forte. Era uma confederação de tribos independentes, sem qualquer força unificadora, exceto Deus.
· Foram 300 anos de anarquia moral, religiosa e social. Neste tempo Deus levantou 6 juizes para julgar e libertar o seu povo - Otoniel, Eude, Debora, Gideão, Jefté e sexto foi Sansão. Sansão deveria julgar Israel por 40 anos, mas julgou apenas 20.
A vida de Sansão ilustra que nem sempre um bom começo é a garantia de um bom fim. O poeta norte-americano Henry Wadswoeth Longgfellow disse que: "A arte de começar é algo formidável, porém mais formidável ainda é a arte de terminar". Por esse motivo, Salomão escreveu: "Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio"(Ec 7.8). Sansão teve um começo brilhante, até porque o seu nome significa "ensolarado", mas infelizemente ele terminou mau.
Sansão tinha tudo para dar certo.
Seu nascimento foi precedido pela visita do Anjo do Senhor. (13.3)
Seu nascimento foi o resultado de um milagre, pois sua mãe era estéril. (13.2)
Já no ventre foi consagrado ao Senhor, Ele seria um nazireu. (13.5)
Seus pais eram pessoas piedosa, tementes e que levavam Deus a sério. (13.9) Diz que "Deus ouviu a voz de Manoá e atendeu o seu pedido".
Sansão cresceu em um lar aonde Deus era adorado. (13.8)
Antes de nascer Deus revelou aos pais de Sansão qual seria a missão e o propósito em sua vida (13.5) : "Libertar Israel das mãos dos filisteus". Ele cresceu sabendo qual era o propósito do Eterno para a sua vida.
Ele começou sua liderança debaixo da unção do Espírito. (13.25)
A pergunta que se impõe quando estudamos sobre Sansão é: "Por que ele começou tão bem e terminou tão mal?" Como pode um homem começar como príncipe de Deus e terminar como palhaço nas mãos do inimigo? O que aprendemos com a biografia de Sansão.


I) SANSÃO - UM HOMEM DE DEUS QUE ESCOLHEU ANDAR SOZINHO.
1. Sansão não levou a sério Gn 2.18 onde o próprio Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só".
2. Em Ec 4.9 "É melhor ser dois do que um... o cordão de três dobras não se quebra com facilidade". O pastor e escritor Waine Cordeiro escreveu: "Na ausência de outros, até mesmo o melhor que temos nos leva a loucura".
3. Jesus, sendo o Senhor, escolher andar com pessoas.
4. Paulo, a maior referência humana de liderança cristã, escolheu andar com pessoas.
5. Moisés tinha um conselheiro chamado Jétro (Ex 18.13-27).
6. Davi tinha um mentor, chamado Natã, era um profeta que o confrontava. (2 Sm 12.1-15)
7. Josué tinha Moisés.
8. Daniel foi um dos homens mais íntegros da Biblia. Ele protegeu sua integridade praticando a "prestação de contas" para três amigos - Mizael, Ananias e Azarias (Dn 2.16-18). Para quem eu estou prestando contas...
9. Quando um líder decide andar sozinho, alguma coisa não vai bem na sua alma.
10. Quatro qualidades de quem presta contas: 1) Vulnerabilidade - se deixa conhecer; 2) Vivacidade (aberto para aprender); 3) Disponibilidade - aceita ser perguntado; 4) Honestidade - É fiel a verdade sem se importar o quanto possa ferir.
O pastor Charles Swindow sempre faz sete perguntas para os seus liderados e a si mesmo:
Primeira: Você foi visto com alguma mulher em algum lugar na última semana, em situação que possa ter sido tida por suspeita?
Segunda: Você fez algum negócio financeiro que faltou integridade?
Terceira: Você se expôs a qualquer tipo de material de sexo explicito?
Quarta: Você gastou tempo adequado em estudo da Bíblia e em oração?
Quinta: Você deu tempo à sua família tempo de prioridade?
Sexta: Você cumpriu os preceitos da sua vocação?
Sétima: Você acaba de mentir em algumas destas respostas?
O que pode nos levar ao isolamento. O que pode fazer com que o líder seja um homem solitário:
(1) A perda da simplicidade.
(2) A falta de "tato" no tratar as pessoas.
(3) A falta de investimento em relacionamentos. (Ativismo)
(4) O excesso de auto-confiança.
(5) O mau humor crônico.
(6) O sucesso, que sempre levanta uma parede de isolamento.
(7) A ingratidão.
Homens de Deus que escolhem caminhar sozinhos, se tornam presas fáceis do diabo.

II) SANSÃO - UM HOMEM DE DEUS QUE PERDEU A CAPACIDADE DE APRENDER.
Ele era centrado em si mesmo, indisciplinado e arrogante, por isso não era ensinável.
1. Ele não sabia ouvir. Logo no inicio seu pai procurou convencê-lo de um grave erro, casar-se com uma mulher de Timma, jogo desigual, mas ele "não sabia ouvir".
2. Ele não aprendeu com os erros dos outros. Gideão que julgou Israel antes que ele, cometeu muitos erros. Ele poderia ter aprendido com os erros de Gideão.
3. Ele não aprendeu com os próprios erros. Alguns erros de Sansão: 1) Errou em escolher uma mulher para se casar que não era do seu povo; 2) Errou quando passou no meio da vinha indo para Timma; 2) Errou quando tocou no leão morto; 3) Errou quando brincou de propor enigma na festa; 4) Errou em Gaza se deitando com uma prostituta; 5) No vale de Soreque ele se apaixona por Dalila, informante dos filisteus; 6) Seduzido por Dalila ele abre o coração e revela o seu segredo para os seus inimigos... Ele não aprende... 5) Quem não aprende com os próprios erros, seu fim é sempre a perda da unção, da visão e da sua posição de principe.
4. Sansão nunca admitiu o seu pecado nem se humilhou perante Deus.
5. Não vemos em nenhum momento Sansão pedindo orientação de Deus.
6. Olhe para Sansão e veja um homem que não melhora, só piora.

III) SANSÃO - UM HOMEM DE DEUS QUE NÃO REPAROU AS FRAQUEZAS DO SEU CARÁTER.
1. O escritor e pastor John Maxwell escreveu que LEI DA BASE SÓLIDA é a confiança - e confiança se constrói com competência, caráter e coerência. Sansão tinha força (competência), mas era pobre de caráter e coerência.
2. Uma fraqueza de caráter não dominada hoje, será a causa de uma tragédia moral amanhã.
3. Talento é dom, mas caráter é uma escolha.
4. Sansão matou um leão sem nenhuma arma nas mãos; Matou 30 homens; Dominou trezentos chacais amarrou um no outro acendeu tochas e ateou fogo no campo dos filisteus; matou mil filisteus com uma queixada de jumento, removeu os portões de Gaza; mas não foi capaz de dominar a si mesmo.
Sansão não tinha domínio próprio. Um homem que não domina a si mesmo acabará construindo a sua própria forca. Quem mata leão, mil filisteus, removo portões, mas não domina seu impulso sexual, prisioneiro de si mesmo caminhando para a morte.
Sansão era impulsivo - Ele não era pro-ativo, era reativo. Agia com base nas suas emoções. Ele reagia e não liderava. Ele não pensava antes de agir.

IV) SANSÃO - UM HOMEM DE DEUS QUE FLERTOU COM O PECADO.
O excesso de auto-confiança fez Sansão pensar que é possível brincar com o pecado sem perder o controle.
1. Sansão brincou de se arriscar.
2. Sansão brincou de se deixar amarrar e amarrado ficou.
3. Foi brincando de se arriscar que Sansão perdeu sua conexão com Deus.
4. Três verdades sobre o pecado: 1) O pecado sempre o levará para mais longe do que você pode ir; 2) O pecado sempre o retém por mais tempo do que você gostaria; 3) O pecado sempre custa mais do que você está disposto a pagar.


V) SANSÃO - UM HOMEM DE DEUS QUE NÃO LEVOU A SÉRIO A "UNÇÃO".
Algumas verdades sobre a unção que recebemos:
1. Sansão usou a unção, mas não honrou a unção recebida.
2. Sansão não usou a unção de forma responsável. Brincar com a unção é profanar o sagrado.
3. Sansão perdeu a visão porque perdeu a unção. A visão é o ponto central da liderança.
4. É preciso haver coerência entre a unção recebida e a vida que vivemos.
5. Sansão pensava que ainda tinha a unção, quando na verdade Deus já havia saído de cena. Aquele que perde a unção, sempre é o ultimo a saber.

A BOMBA D'ÁGUA (reflexão)



Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. Foi quando ele chegou a uma casinha velha – uma cabana desmoronando - sem janelas, sem teto, batida pelo tempo. O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico.
Olhando ao redor, viu uma bomba a alguns metros de distância, bem velha e enferrujada. Ele se arrastou até ali, agarrou a manivela, e começou a bombear sem parar. Nada aconteceu. Desapontado, caiu prostrado para trás e notou que ao lado da bomba havia uma garrafa. Olhou-a, limpou-a, removendo a sujeira e o pó, e leu o seguinte recado: "Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo. PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir."
O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia de água! De repente, ele se viu em um dilema: Se bebesse aquela água poderia sobreviver, mas se despejasse toda a água na velha bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca, bem fria, lá no fundo do poço, toda a água que quisesse e poderia deixar a garrafa cheia para a próxima pessoa... mas talvez isso não desse certo.
Que deveria fazer? Despejar a água na velha bomba e esperar a água fresca e fria ou beber a água velha e salvar sua vida? Deveria perder toda a água que tinha na esperança daquelas instruções pouco confiáveis, escritas não se sabia quando?
Com relutância, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear... e a bomba começou a chiar. E nada aconteceu!
E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois um pequeno fluxo, e finalmente a água jorrou com abundância! A bomba velha e enferrujada fez jorrar muita, mas muita água fresca e cristalina. Ele encheu a garrafa e bebeu dela até se fartar. Encheu-a outra vez para o próximo que por ali poderia passar, arrolhou-a e acrescentou uma pequena nota ao bilhete preso nela: "Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta!"
Podemos aprender coisas importantes a partir dessa breve história:
1. Nenhum esforço que você faça será valido, se ele for feito da forma errada. Você pode passar sua vida toda tentando bombear algo quando alguém já tem reservado a solução para você. Preste atenção a sua volta! Deus está sempre pronto a suprir sua necessidade!
2. Ouça atentamente o que Deus tem a te dizer através da Bíblia e confie. Como esse homem, nós temos as instruções por escrito à nossa disposição. Basta usar.
3. Saiba olhar adiante e compartilhar! Aquele homem poderia ter se fartado e ter se esquecido de que outras pessoas que precisassem da água pudessem passar por ali. Ele não se esqueceu de encher a garrafa e ainda por cima soube dar uma palavra de incentivo. Se preocupe com quem está próximo de você, lembre-se: você só poderá obter água se a der antes. Cultive seus relacionamentos, dê o melhor de si!

PREGADORES ELOQÜENTES OU ANIMADORES DE AUDITÓRIO



II Timóteo 2.15

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Paulo em sua segunda epístola à Timóteo dentre as recomendações feitas por ele, encontramos esta registrada no capitulo 2 e versículo 15. Paulo demonstra uma preocupação de pai para filho (II Tm 2.1).
Infelizmente nos nossos dias, vemos um crescente aparecimento de novos “evangelistas” e “missionários” que não buscam estar preparados para fazer a obra de Deus. Compram o famoso "Kit Evangelista": pasta executiva, terno e celular e estão prontos. Tratam a Palavra do Senhor como se estivessem contando historinhas da Branca de Neve ou do Lobo Mau.
Ouvi falar de um irmão que mencionou no púlpito: “Vamos ler qualquer besteirinha...”. Besteira é fazer a obra do Senhor fraudulosamente (Jr 48.10).
Quando lemos as histórias dos Heróis da Fé e vemos nomes como de Moody, Taylor, John Wesley e outros, podemos entender a falta que faz uma vida de preparação na oração e no jejum pra fazer a obra de Deus.
Conversando esta semana com um irmão de outra denominação a respeito dos grandes avivamentos que ocorreram na história. Falávamos sobre Daniel Berg e Gunnar Vingren, o famoso avivamento da Rua Azusa presidida por William Joseph Seymour, Celina de Albuquerque recebendo o batismo no Espírito Santo na madrugada do dia 18 de junho de 1911, vi que o irmão estava bastante emocionado e disse-me “irmão é maravilhoso, saber a maneira gloriosa como Deus usou os homens do passado”, ao que respondi “irmão, muito mais maravilhoso é saber que o Senhor tem desejo ardente em usar a mim e a você com muito maior unção do que foram usados esses homens no passado”.
Mas é lamentável ver que os nossos pregadores quando assumem a tribuna ao invés de procurarem transmitir a Palavra de Deus, ficam focados em “massagear” o ego das pessoas.

Procura apresentar-te a Deus aprovado:
· APROVADO: Consagrado seria a melhor definição para essa palavra. Quando o pregador não consagra a sua vida, é evidente o fracasso em sua mensagem. Pode fazer muito barulho, mas a unção que faz a diferença deixa a desejar. É lamentável saber que os nossos “ministros” preferem ser aprovados pelo povo, pregam mensagens que mais parece palestras motivacionais para empolgar o público e esquecem que foram chamados para conduzirem o povo ao arrependimento.

Como obreiro que não tem de que se envergonhar:
· ENVERGONHAR: Desacreditar é um dos sinônimos para a palavra envergonhar. Pregador que não procura estudar a Bíblia, pensando que no púlpito Deus é obrigado a dar-lhe toda a mensagem para pregar está correndo o risco de cair no descrédito. Principalmente quando começa com o famoso “se eu não me engano”, ou citar capítulos e versículos em localizações erradas. Lembremos o que faziam os moradores de Beréia (Atos 17.11).
O mínimo que temos de fazer é ler a Palavra de Deus, quando não examina as Escrituras não está fazendo o dever de casa e acredite, o Espírito Santo não fará um download da Bíblia na sua cabeça pra você ter uma mensagem para pregar. Ao contrário, Ele vos fará lembrar-se de tudo, tudo o que você já leu ou já ouviu.

Que maneja bem a palavra da verdade:
· VERDADE: Teria os nossos pregadores se esquecido do compromisso com a Verdade. Jesus disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6). Nosso compromisso é com Ele, somos embaixadores de Cristo aqui na terra (II Co 5.20) e ministros do seu Evangelho (II Co 11.23).
Quantos cultos que já participei e tive que ouvir um pregador tentando enfeitar excessivamente a mensagem a ponto de fazer acrescentamentos na Palavra de Deus. Uma verdade, quando muito enfeitada torna-se uma mentira disfarçada já dizia um determinado pastor.

Que o Senhor Jesus te abençoe, querido irmão, você que ama fazer a obra do Senhor “..., sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm 4.5)”. Certamente o Senhor te recompensará em tudo.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CALÇAS MOLHADAS (reflexão)

Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano...
Há um menino de nove anos sentado à sua carteira e de repente há uma poça entre seus pés, e a parte dianteira de suas calças está molhada.
Pensa que seu coração vai parar porque não pode imaginar como isso aconteceu. Nunca havia acontecido antes, e sabe que quando os meninos descobrirem nunca o deixarão em paz. Quando as meninas descobrirem, nunca mais falarão com ele enquanto viver.
O menino acredita que seu coração vai parar; abaixa a cabeça e ora esta oração: "Querido Deus, isto é uma emergência! Eu necessito de ajuda agora! Mais cinco minutos e serei um menino morto”.
Levanta os olhos de sua oração e vê a professora chegando com um olhar que diz que foi descoberto.
Enquanto a professora está andando até ele, uma colega chamada Susie está carregando um aquário cheio de água. Susie tropeça na frente da professora e despeja inexplicavelmente a água no colo do menino. O menino finge estar irritado, mas ao mesmo tempo interiormente diz "Obrigado, Senhor! Obrigado, Senhor!”.
De repente, em vez de ser objeto de ridículo, o menino é objeto de compaixão.
A professora desce apressadamente com ele e dá-lhe shorts de ginástica para vestir enquanto suas calças secam.
Todas as outras crianças estão sobre suas mãos e joelhos limpando ao redor de sua carteira. A compaixão é maravilhosa. Mas como tudo na vida, o ridículo que deveria ter sido dele foi transferido à outra pessoa - Susie. Ela tenta ajudar, mas dizem-lhe para sair. "Você já fez demais, sua grosseira!"
Finalmente, no fim do dia, enquanto estão esperando o ônibus, o menino caminha até Susie e lhe sussurra, "você fez aquilo de propósito, não foi?”.
E Susie lhe sussurra, "eu também molhei minha calça uma vez”.
Possa Deus nos ajudar a ver as oportunidades que sempre estão em torno de nóspara fazer o bem.
Lembrem-se... apenas ir à igreja não o faz um cristão, da mesma forma que ficar em sua garagem não o transforma em um carro.
Cada um e todos nós estamos atravessando épocas difíceis agora, mas Deus está pronto para abençoar-nos de uma maneira que somente Ele pode fazer. Mantenha a fé. Que Deus ilumine o seu caminho e te ajude a enxergar a necessidade dos outros.
Esta oração é poderosa, e oração é um dos melhores presentes que nós podemos receber. Não há nenhum custo, mas muitas recompensas. Vamos continuar a orar uns para os outros. OraçãoPai, abençoe meus amigos, parentes e aqueles com os quais me preocupo profundamente e que estão lendo esta oração agora. Mostre-lhes uma nova revelação de seu amor e poder.
Espírito Santo ministre seu Espírito neste momento. Onde há dor, dê paz e piedade. Onde há dúvida, libere uma confiança renovada com sua graça. Onde há necessidade, que seja suprida.
Abençoe seus lares, famílias, finanças, suas idas e suas vindas. Amém.

O COLAR DE TURQUESAS AZUIS (reflexão)


O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída, enquanto uma garotinha se aproximava da loja. Ela amassou o narizinho contra o vidro da vitrina. Os seus olhos da cor do céu brilharam quando viu determinado objeto. Ela entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis:
"É para minha irmã. Você pode fazer um pacote bem bonito?"
O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou: "Quanto dinheiro você tem?"
Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e, feliz, disse: "Isto dá, não dá?" Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.
"Sabe", continuou, "eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe, ela cuida da gente e não tem tempo para ela. Hoje é aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é da cor dos olhos dela."
O homem foi para o interior da loja. Colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.
"Tome!" disse para a garota. "Leve com cuidado."
Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia, quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
"Este colar foi comprado aqui?"
"Sim senhora."
"E quanto custou?"
"Ah!" falou o dono da loja "o preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês."
"Mas minha irmã somente tinha algumas moedas. E esse colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagar por ele."
O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem: "Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo que tinha!"
O silêncio encheu a pequena loja, e lágrimas rolaram pela face da jovem, enquanto suas mãos tomavam o embrulho. Ela retornava ao lar emocionada...
A verdadeira doação é dar-se por inteiro sem restrições.
"O maior amor que alguém pode ter pelos seus amigos é dar a vida por eles."Bíblia, livro de João, capítulo 15 verso 13

NÃO DEU TEMPO... (reflexão)

Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem. Tinha tido um sono agitado. Mas logo abandonou a idéia de ficar um pouco mais na cama e se levantou, pensando na montanha de coisas que precisava fazer na empresa.

Lavou o rosto e fez a barba correndo, automaticamente. não prestou atenção no rosto cansado nem nas olheiras escuras, resultado das noites mal dormidas. Nem sequer percebeu um aglomerado de pelos teimosos que escaparam da lâmina de barbear. "A vida é uma seqüência de dias vazios que precisamos preencher", pensou enquanto jogava a roupa por cima do corpo.
Engoliu o café e saiu resmungando baixinho um "bom dia", sem convicção. Desprezou os lábios da esposa, que se ofereciam para um beijo de despedida. Não notou que os olhos dela ainda guardavam a doçura de mulher apaixonada, mesmo depois de tantos anos de casamento. Não entendia por que ela se queixava tanto da ausência dele e vivia reivindicando mais tempo para ficarem juntos. Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida da família, não estava? Isso não bastava?
Claro que não teve tempo para esquentar o carro nem sorrir quando o cachorro, alegre, abanou o rabo. Deu a partida e acelerou. Ligou o rádio, que tocava uma canção antiga do Roberto Carlos, "detalhes tão pequenos de nós dois..." Pensou que não tinha mais tempo para curtir detalhes tão pequenos da vida. Anos atrás, gostava de assistir ao programa de Roberto Carlos nas tardes de domingo. Mas isso fazia parte de outra época, quando podia se divertir mais.
Pegou o telefone celular e ligou para sua filha. Sorriu quando soube que o netinho havia dado os primeiros passos. Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o neto e o convidou para almoçar. Ele relutou bastante: sabia que iria gostar muito de estar com o neto, mas não podia, naquele dia, dar-se ao luxo de sair da empresa. Agradeceu o convite, mas respondeu que seria impossível. Quem sabe no próximo final de semana? Ela insistiu, disse que sentia muita saudade e que gostaria de poder estar com ele na hora do almoço. Mas ele foi irredutível: realmente, era impossível.
Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas. A agenda estava totalmente lotada, e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tempo com conversa fiada.
No que seria sua hora do almoço, pediu para a secretária trazer um sanduíche e um refrigerante diet. O colesterol estava alto, precisava fazer um check-up, mas isso ficaria para o mês seguinte. Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde. Nem observou que tipo de lanche estava mastigando. Enquanto engolia relacionava os telefones que deveria dar, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes, quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up. Mas ele logo concluiu que era um mal-estar passageiro, que seria resolvido com um café forte, sem açúcar.
Terminado o "almoço", escovou os dentes e voltou à sua mesa. "A vida continua", pensou. Mais papéis para ler, mais decisões a tomar, mais compromissos a cumprir. Nem tudo saía como ele queria. Começou a gritar com o gerente, exigindo que este cumprisse o prometido. Afinal, ele estava sendo pressionado pela diretoria. Tinha de mostrar resultados. Será que o gerente não conseguia entender isso?
Saiu para a reunião já meio atrasado. Não esperou o elevador. Desceu as escadas pulando de dois em dois degraus. Parecia que a garagem estava a quilômetros de distância, encravada no miolo da terra, e não no subsolo do prédio.
Entrou no carro, deu partida e, quando ia engatar a primeira marcha, sentiu de novo o mal-estar. Agora havia uma dor forte no peito. O ar começou a faltar... a dor foi aumentando... o carro desapareceu... os outros carros também... Os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante de seus olhos, ao mesmo tempo em que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem. Era como se o videocassete estivesse rodando em câmara lenta. Quadro a quadro, ele via esposa, o netinho, a filha e, uma após outra, todas as pessoas que mais gostava.
Por que mesmo não tinha ido almoçar com a filha e o neto? O que a esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo, hoje de manhã? Por que não foi pescar com os amigos no último feriado? A dor no peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a do arrependimento. Ele não conseguia distinguir qual era a mais forte, a da coronária entupida ou a de sua alma rasgando.
Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração, e de seus olhos escorreram lágrimas silenciosas. Queria viver, queria ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a filha, brincar com o neto... queria... queria... mas não deu tempo...

OCASIÃO ESPECIAL (Reflexão)

Meu cunhado abriu a última gaveta da cômoda e retirou um pacote embrulhado com papel de seda. "Isto", ele disse, "não é combinação. Isto é uma lingerie". Ele desembrulhou e entregou-me a peça. Era linda, de seda, feita à mão e bordada com rendas. A etiqueta de preço com um desenho enorme ainda estava afixada na peça. "Jan comprou-a na primeira vez que estivemos em Nova Iorque, há uns 8 ou 9 anos atrás. Ela nunca usou."
"Ela estava guardando-a para uma ocasião especial. Bem, acho que agora é a ocasião." Ele pegou a peça das minhas mãos e colocou-a na cama junto com as outras roupas que separamos para levar à funerária.
Ele acariciou a peça por um momento, bateu a gaveta, virou-se para mim e disse: "Nunca guarde nada para uma ocasião especial. Todo dia é uma ocasião especial." Fiquei relembrando aquelas palavras durante o funeral e os dias que se seguiram, quando os ajudei, ele e a minha sobrinha a superar a tristeza que segue uma morte inesperada. Fiquei pensando neles durante o vôo de volta para a Califórnia. Pensei em todas as coisas que a minha irmã não pôde ver, ouvir ou fazer. Pensei nas coisas que ela fez sem perceber como elas foram especiais.
Ainda continuo pensando nas palavras dele, elas mudaram minha vida. Estou lendo mais e espanando menos. Fico sentada na cadeira admirando a vista do jardim sem a neura de ficar arrancando as ervas daninhas. Estou gastando mais tempo junto com a minha família e amigos e menos tempo em reuniões de comitês. Sempre que possível, a vida deveria ser uma experiência a ser saboreada, e não uma prova. Estou tentando reconhecer estes momentos e usufruí-los. Não estou "guardando" nada; usamos todas as nossas porcelanas chinesas e os cristais para todos os eventos especiais como: perder alguns quilos, consertar um vazamento da pia, para a primeira florada das camélias.
Visto o meu blazer preferido para ir ao mercado quando sinto vontade. Minha teoria é: se sinto que está sobrando dinheiro gasto $ 28,49 em um pequeno pacote de guloseimas sem pestanejar. Não estou guardando meu melhor perfume para festas especiais; os caixas em lojas e atendentes em bancos têm narizes que funcionam tão bem quanto os dos meus amigos de festas. "Algum dia" e "um dia desses" estão perdendo a importância no meu vocabulário. Se for útil ver, ouvir e fazer, quero ver, ouvir e fazer agora.
Não sei o que a minha irmã teria feito se soubesse que não estaria aqui para o amanhã a que todos nós fomos permitidos. Acho que ela teria ligado para todos da família e a alguns amigos íntimos. Poderia ter ligado para antigos amigos para se desculpar e reparar brigas do passado sem importância. Penso que ela teria ido jantar em um restaurante chinês, sua comida favorita. Estou supondo...
Nunca saberei... São essas pequenas coisas deixadas sem fazer que me deixariam brava se soubesse que o meu tempo seria limitado. Brava por ter, algum dia, cancelado encontros com bons amigos. Brava por não ter escrito cartas que pretendia ter escrito. Brava e arrependida por não ter dito mais freqüentemente ao meu marido e a minha filha o quanto eu realmente os amo.
Estou tentando muito não adiar, impedir, ou guardar alguma coisa que proporcione alegria e brilho a nossas vidas. E toda manhã quando abro meus olhos, digo a mim mesma que isso é especial. Todo dia, todo minuto, todo suspiro é realmente ... um presente de Deus.
Se você recebeu esta carta é porque alguém pensa em você. Se você está muito ocupado para gastar alguns minutos para enviar este texto a algumas pessoas, seria esta a primeira vez que você não faz aquela pequena coisa que iria fazer diferença nas suas relações? Posso lhe dizer que certamente não será a última. Aproveite a oportunidade para seguir um novo rumo.
Gaste uns poucos minutos para enviar isto a alguém que você aprecia, só para que ele fique sabendo que está pensando nele. Seria melhor ainda enviar para aquelas pessoas que você não se corresponde toda semana.
A diferença entre o ordinário e o extraordinário ... é somente um pequeno "extra"...

DIA DO TRABALHO (reflexão)

Quando o trabalho não é a coisa mais importante do mundo

Era véspera do dia do trabalho.
Ele chegou frustrado em casa. Havia passado mais uma semana intensa de trabalho, mas lhe parecia que a vida estava passando e que não fazia muito sentido quando equacionada sob a máxima ‘trabalhar-possuir-ser alguém’. O fato de ter as coisas não traz satisfação verdadeira, "senão tantos ricaços não estariam tirando a própria vida ou tentando modificar-se de fora para dentro sem sucesso...", pensou ele. Debaixo do chuveiro considerou: "Preciso encontrar essa resposta." Foi quando entrou no quarto que lembrou-se de um presente recebido de seus pais há muito tempo atrás. Mais que depressa retirou da gaveta um empoeirado exemplar da Bíblia. Ainda estava lá o marcador de páginas destacando um trecho em especial ...
"... porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas. Então Jesus fez a seguinte comparação: - Havia um homem rico, cujas terras deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: Eu não tenho lugar para guardar todas estas colheitas. O que é que vou fazer? Ah! Já sei - disse para si mesmo. - Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: ‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se!’ Mas Deus lhe disse: "Seu tolo! Esta noite você vai morrer, e quem ficará com tudo o que você guardou?". Jesus concluiu: - Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas não são ricos diante de Deus."Bíblia, livro de Lucas, capítulo 12, versos 15 a 21
Quando seus olhos terminaram de correr o texto, uma luz acendeu-se em sua mente e um sentimento de alegria penetrou em seu ser. "Está aqui minha resposta! Sempre esteve aqui!", disse com tremenda euforia.
O homem mudou suas prioridades de vida. Sua primeira decisão foi entregar-se totalmente a Deus, para que a liderança de seu dia a dia, e de tudo mais que o envolvesse, estivesse totalmente nas mãos dele. Um pacto de vida! Em segundo lugar, decidiu ‘remar contra a maré’ da sociedade e não correr atrás das riquezas mas ser rico diante de Deus, seus atos, seu trabalho, sua vida!
E em terceiro lugar decidiu curtir o feriado do dia de trabalho com uma companhia muito mais significativa. Decidiu conhecer mais os princípios de vida que o novo amigo, Jesus, havia deixado para ele.
Trabalho é muito bom... Possuir um mínimo de condições para uma vida com conforto, melhor ainda. Mas o relacionamento com Deus é algo que define e mantém o nosso coração a uma distância segura de tudo o que nos prejudica e nos faz aceitar a ilusão de que ter e ser andam juntos em qualquer lugar do mundo!

A IGREJA CATÓLICA – E A DOUTRINA DO PURGATÓRIO




No inicio desta semana, um amigo no trabalho, me questionou a respeito da doutrina do purgatório ensinada pelo catolicismo romano. Ele perguntou em quais textos da Bíblia, mais esclarece a questão da morte encerrar as oportunidades de salvação.






Segundo a teologia romanista, o purgatório é um local entre o céu e o inferno, para onde é enviada a alma de quem não foi mau o suficiente para ir para ser lançado no inferno nem bom o bastante para ganhar o céu. Daí surgiu a crença de que o fogo do purgatório pode purificar qualquer pecado, até que a alma esteja apta para encontrar-se com Deus.
Esse lugar fictício de purificação foi concebido pelo papa Gregório, o Grande, em 593. Houve certa relutância quanto à aceitação dessa doutrina, por isso o purgatório só veio a se tornar dogma católico em 1493, no Concilio de Florença.
Segundo a teologia católica, o tempo de permanência dos fiéis no purgatório pode ser encurtado no sacrifício da missa e na oração pelos mortos.

REFUTAÇÃO
A doutrina do purgatório não é ensinada na Bíblia. Ela é baseada na passagem de apócrifa (inautêntica) de 2MACABEUS 12.39-45, particularmente o último versículo, segundo o qual Judas Macabeu “mandou fazer o sacrifício expiatório pelos falecidos, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado” (Tradução da CNBB, 2ª edição)
Cristo ofereceu “um único sacrifício pelos pecados” (Hb 10.12). A única expiação para o pecado humano é pelo dom gratuito da graça de Deus. Cristo, na cruz, pagou todos os nossos pecados, por isso exclamou: “Está consumado” (Jo 19.30).
A obra da expiação não foi incompleta. Em nenhum lugar das Escrituras Sagradas se diz que a expiação dos pecados exige um sacrifício complementar, realizado pelo próprio cristão. Nenhuma forma de condenação está à espera do crente na vida futura, mas ele “passou da morte para a vida” (Jo 5.24).


Fonte de pesquisa:
· Seitas e Heresias (módulo do curso de Teologia)

Para concluir, o escritor Aos Hebreus escreveu no capitulo 9 e versículo 27: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”
Um dos textos bíblico que mais ilustra a questão da doutrina do purgatório é a parábola do Rico e Lázaro contada por Jesus:



19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.



Por isso, você que está lendo este texto e ainda não entregou sua vida para Cristo, faça isso hoje mesmo. A morte não marca hora, não avisa quando virá e não escolhe idade. Talvez você pensa ser jovem demais, cheio de saúde e que viverá muitos anos, cuidado, a sua vida pode encerrar-se a qualquer momento. Em você há uma alma que deverá se apresentar a Cristo e se o seu nome não estiver escrito no Livro da Vida, o inferno será o lugar onde você passará a eternidade.


Entregue-se hoje para Jesus, ore pra que Ele escreva o seu nome no Livro da Vida, seja fiel à Ele, obedeça a Sua Palavra e terás o gozo eterno ao lado do seu Senhor quando partir para a eternidade.




Amém! Que Deus te abençoe.

A NOIVA ADORNADA DE CRISTO

A paz do Senhor.

Preguei essa mensagem na IPDA Central de Araucária-PR no dia 26/04/2009. Houve um grande derramaento de unção da parte de Deus naquele dia. O Espírito Santo visitou o seu povo de uma foram gloriosa.

Que Deus te abençoe através desta mensagem.

Pr. Valdir











A NOIVA ADORNADA DE CRISTO



GÊNESIS 24.58-67




58 E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.
59 Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens.
60 E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores!
61 E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.
62 Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul.
63 E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
64 Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.
65 E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu SENHOR. Então tomou ela o véu e cobriu-se.
66 E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.
67 E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.

Há histórias relatadas na Bíblia, freqüentemente usadas em ministração para jovens, principalmente, para aqueles que estão namorando e planejando chegar ao enlace matrimonial. História como esta relatada em Gênesis 24, a qual, pastores usam para orientar os jovens quanto à maneira adequada de se portarem em relação a namoros e noivados.
Entretanto, gostaria de fazer uso dessa mensagem vendo a vida de Rebeca como um exemplo a ser seguido pela igreja de Cristo.

1. A Bíblia relata a decisão de Abraão em preparar uma esposa para seu filho. Era o patriarca já avançado em idade e não queria correr o risco de ter o seu filho se envolvendo com uma pessoa que não fizesse parte da sua linhagem (Gn 24.1-4).
a) Vemos nessa atitude de Abraão a necessidade da noiva de Cristo, fazer parte da família cristã e não parte deste mundo perverso, qual se encontra a humanidade hoje.
b) Abraão incumbiu seu servo Eliézer, o mais velho da casa. Tinha que contar com a fidelidade deste homem. Ninguém melhor do que este mordomo, que já acompanhava o patriarca muito antes do nascimento de Isaque.

2. Diz as Sagradas Escrituras, que chegando Eliézer na terra da Mesopotâmia, a cidade de Naor, irmão de Abraão, não tinha a menor idéia de quem seria a jovem que deveria tomar como esposa para Isaque. Então ele ora a Deus, para que lhe mostre quem é a moça ideal para casar-se com o filho do seu senhor (Gn 24.12-14).
a) Que atitude plausível teve o servo de Abraão. Quantas vezes em nossas vidas tomamos decisões sem consultarmos a Deus e quanto isso nos traz sofrimento depois.
b) Embora Eliézer observasse todas as donzelas retirando água da fonte, aos seus olhos nenhuma delas preenchia os requisitos necessários para tornar-se a esposa para Isaque e ele não podia errar na escolha. Havia feito um juramento para o seu senhor.

3. Deus permitiu que Rebeca fizesse exatamente como Eliézer havia pedido em oração, demonstrando que o Senhor estava sim envolvido nesse negócio. Era do agrado d’Ele esse futuro relacionamento, pois desta linhagem sairia o Messias, o Filho de Deus (Gn 24.15-20). O servo de Abraão havia levado consigo, dez camelos (Gn 24.10), cada camelo bebe entre 100 à 120 litros de água. A Bíblia diz que Rebeca deu água para todos, ou seja, ela tirou da fonte mais de 1000 litros de água para dar de beber aos camelos.
a) A noiva não deve ser alguém desocupada, têm de estar disposta e esforçar-se para fazer de bom grado aquilo que o enviado do noivo lhe pede que faça.
b) Rebeca preenche todas as qualidades exigidas, para ser a esposa perfeita para Isaque.

Fazendo uma analogia com a história acima mencionada, temos a Igreja que é conhecida como a noiva do Cordeiro.
Partindo deste ponto, vamos comparar o processo de noivado até casamento, com o período em que a Igreja está à espera de Cristo.
1. Quem deve preparar o lugar onde viverão depois de casado? O noivo ou a noiva?
Cristo disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (Jo 14.2,3).

2. Durante os dias que antecedem o casamento, tudo parece passar em ritmo acelerado. São tantos os preparativos para o casamento e parece que o tempo não será o suficiente.
Você já notou que os nossos dias estão parecendo tão “curtos”. As semanas, meses e anos passam que nem percebemos. É o dia do casamento que está chegando. A qualquer momento o Noivo virá para levar a noiva, para habitar com Ele nas mansões celestiais.

3. Algo que em todo o noivado acontece, principalmente quando está chegando o dia do casamento, é alguém tentar tirar da cabeça da noiva a decisão de se casar. É um tal de “você tem certeza que é isto mesmo que você quer pra sua vida..., olha que será uma união pra sempre, hein...”
Quantas vezes o Inimigo tentou te tirar da presença de Deus, tentando fazer você trair o noivo. Muitas vezes usando alguém para dizer que “se fosse você não continuaria sendo crente, largava tudo e aproveitava a vida primeiro”. Mas em nome de Jesus, permaneça firme na presença do Senhor, pois a qualquer momento, num abrir e fechar de olhos estaremos junto d’Ele para a união eterna (I Co 15.52).

4. Algo que tenho notado muito nesses últimos dias é a crescente opção de noivos que realizam a cerimônia matrimonial ao ar livre. Tornou-se “chique” fazer o casamento ao ar livre, dispensando salões e igrejas.
A Bíblia diz que nós nos encontraremos com Cristo nos ares (I Ts 4.17).

5. Cerimônia de casamento sem a marcha nupcial, não parece casamento. O famoso “tam-tam-tam-tam... tam-tam-tam-tam...” que até deixa as pessoas arrepiadas ao ouvir.
Paulo escreveu para a igreja de Tessalônica dizendo, que o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus (I Ts 4.16a). Fico a imaginar, o Deus Pai ao lado do Noivo aguardando a chegada da noiva amada e o Espírito Santo de Deus (o nosso Eliézer), conduzindo a noiva para encontrar-se com o Cordeiro de Deus.

6. Quando a noiva entra pelo corredor, toda a atenção é voltada para ela. Por algum momento dá até a impressão que o noivo foi esquecido pelos convidados.
Todos os santos anjos do Céu estarão naquele dia com os olhos voltados para a noiva de Cristo que entrará vitoriosa e triunfante para a união eterna.

7. Em todo o casamento as pessoas, ficam prestando a atenção no vestido da noiva. Hoje existem muitas noivas “moderninhas”, casam de roxo, vermelho, amarelo e até de preto. Mas não adianta a tradição sempre falará mais alto, noiva que se preze, deve casar- se de branco, demonstrando a sua pureza e fidelidade para com o noivo.
A noiva do Cordeiro deve permanecer com suas vestes brancas, simbolizando sua pureza, sinceridade e respeito para com o seu amado (II Co 11.2).

8. No momento da cerimônia os noivos devem confessar os votos diante dos convidados presentes. O famoso “eu prometo honrá-la, protegê-la e etc”.
Cristo naquele dia irá confessar o nome da sua noiva diante do Deus Pai e dos seus santos anjos (Ap 3.5)

9. Após o casamento vão para as famosas núpcias.
Estaremos participando das bodas (núpcias) do cordeiro (Ap 19.7)

10. Finalmente, vão morar na casa onde o noivo preparou para viver junto com a esposa.
O lugar onde vamos morar descerá dos céus. A cidade chama-se Nova Jerusalém e descerá literalmente dos céus e ficará pairando nas alturas. Essa será a nossa eterna morada (Ap 21.2). Louvado seja o nome de Cristo!

Que através destas palavras, você querido irmão, que ainda não tomou uma decisão de entregar-se para Cristo, ou que já o aceitou, mas que agora se encontra afastado dos caminhos do Senhor, tome hoje uma decisão. Jesus está voltando, a qualquer momento as trombetas soarão, a “marcha nupcial” começará a ser tocada. Jesus virá para levar a sua noiva e que você possa fazer também parte desse povo que irá morar com Cristo na glória. Amém!

sábado, 25 de abril de 2009

A HORA DA MEIA NOITE


"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço" (Mateus 25.1-13).
Três Épocas da História da Igreja
Primeira época: a era dos apóstolos e os tempos pós-apostólicos (de Pentecostes até o início do século 3 d. C.)
Esse foi o tempo do primeiro amor, caracterizado por uma espera diária e viva pela volta de Jesus Cristo, que o Senhor descreve da seguinte maneira: "Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo" (Mt 25.1).
Na época dos apóstolos e nos primórdios da Igreja, a Palavra ainda era tão viva e eficaz entre os crentes, que eles esperavam constante e intensamente pelo Senhor e por Sua volta. Era costume na época, por exemplo, cumprimentar-se com a saudação "Maranata", que significa "Vem, nosso Senhor!"
Havia nesse tempo um movimento evangelístico, orientado pelo Senhor, indo em Sua direção como que com tochas acesas e brilhantes. Em quase todas as suas cartas, os apóstolos escreviam sobre a esperança viva da volta de Jesus, apresentando-a às igrejas como sendo possível a qualquer momento. Paulo, por exemplo, alegrou-se com a igreja de Tessalônica e confirmou para os cristãos dali: "pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura" (1 Ts 1.9-10). E a Timóteo ele fez saber: "já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda" (2 Tm 4.8).
Os quase 270 capítulos do Novo Testamento mencionam aproximadamente 300 vezes a volta do Senhor Jesus. Um comentário bíblico diz o seguinte:
Só alcançaremos o nível espiritual e a vida santificada que o Novo Testamento ensina, quando a espera pelo Senhor receber tanto espaço em nossos corações como o tinha nas igrejas dos tempos apostólicos. O Dr. Kaftan disse: "O maravilhoso poder da Igreja primitiva residia única e exclusivamente em sua esperança viva pela volta visível e pessoal de Cristo".
Uma afirmação de Pedro, que se ajusta muito bem à parábola das dez virgens, mostra quanto o tempo dos apóstolos ainda era impregnado pela expectativa da volta de Jesus: "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração" (2 Pe 1.19). De que modo as dez virgens foram ao encontro do Senhor? Com suas candeias acesas. Isso simboliza a palavra profética, que deve ser colocada no velador. A exortação do Senhor Jesus é: "Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram" (Lc 12.35-37). De fato, a era da igreja primitiva era fortemente caracterizada pela espera pelo Senhor, como Jesus disse na parábola: "Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram e encontrar-se com o noivo".
Segunda época: Perda do primeiro amor e sono espiritual
Rapidamente o primeiro amor ao Senhor Jesus e à Sua Palavra foi se extinguindo. Assim, houve um bloqueio na espera por Sua volta, que adormeceu. Esse período é descrito em Mateus 25.5: "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram".
Já nas cartas às igrejas transcritas no Apocalipse, o Senhor teve de dizer: "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas" (Ap 2.4-5).
Logo após a morte dos apóstolos, a luz em relação à volta de Jesus começou a se extinguir nas igrejas. Certamente ainda havia muita atividade, mas a espera ardente, o primeiro amor de uma noiva por seu noivo, começou a diminuir. A espera adormeceu.
As virgens prudentes tinham suas lâmpadas bem acesas e brilhantes – elas serviam para iluminar a chegada do noivo. Elas fizeram aquilo que Jesus havia exigido: deixaram suas luzes brilhar e esperavam por Ele. Elas firmaram-se na palavra profética e deram-lhe atenção "como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração".
Nesse contexto, creio que o Senhor estava tentando dizer à igreja de Éfeso aproximadamente o seguinte: "Você não é mais como uma virgem ou uma noiva, que vai ao encontro de seu noivo com a lâmpada acesa. Você abandonou o primeiro amor, mesmo possuindo a palavra profética. Mas de que ela serve, se você não a utiliza para iluminar seus passos para vir ao meu encontro? Por isso, arrependa-se, pois se você não o fizer, eu virei e tomarei de você o candelabro da palavra profética." E foi justamente isso que aconteceu: a luz da palavra profética quase perdeu-se completamente nos séculos subseqüentes.
"E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram." Na história da Igreja, as coisas desenrolaram-se exatamente como está descrito aqui de maneira figurada. O Senhor Jesus tardou em vir. Ele demorou para voltar. E aí o cristianismo foi tomado de sono espiritual, que fez adormecer todas as esperanças pela volta do Senhor. Os cristãos deixaram de vigiar, exatamente o que deveriam ter feito seguindo as repetidas e claras ordens de Jesus. E por saber dessa situação, Ele exortou Sua Igreja:
• "Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias" (Lc 12.35).
• "Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram" (v. 36).
• "Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo" (Mc 13.35-36).
Com o desaparecimento da espera pela volta de Jesus, foi minguando também o conhecimento sobre o assunto. É assustador observar que aproximadamente a partir do ano 300 d. C. não se acham mais menções da volta de Jesus na literatura cristã da época. Praticamente nenhum hino daquele tempo e nenhum comentário bíblico, do ano 300 d. C. até o século 18, fala da espera pela volta de Jesus para buscar Sua Igreja, para arrebatar Sua noiva. Mesmo nos tempos da Reforma existem poucos registros de referências ao arrebatamento da Igreja. O retorno à Palavra de Deus nesse tempo foi maravilhoso e havia a crença na volta de Jesus, mas apenas para o fim dos dias, no dia do Juízo Final. Todo o restante a respeito da volta do Senhor desapareceu do cristianismo. A espera pela volta de Jesus foi como que encoberta, soterrada.
Gerhard Herbst escreveu:
Nas igrejas e denominações, inclusive na hinologia, a diferença entre o arrebatamento e a volta de Jesus praticamente inexiste ou é desconsiderada. Quando se chega a falar sobre a volta de Jesus, pensa-se sempre na volta visível do Senhor sobre o monte das Oliveiras. Mas essa é a esperança de Israel e não da Igreja de Jesus... O arrebatamento da Igreja de Jesus é o próximo acontecimento para a Igreja, o próximo evento pelo qual ela deve esperar. E essa volta não está condicionada a sinais prévios.
Terceira época: Despertamento espiritual
Essa última fase tem mais ou menos 150 a 200 anos. Ela coincide praticamente com a volta dos primeiros imigrantes judeus para sua pátria. Por quê?
Essa terceira época situa-se no final do tempo da graça e é o chamado "tempo do fim". Na parábola das dez virgens esse período é descrito da seguinte maneira: "Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas" (Mt 25.6-7).
A partir do início do século 19 (e mesmo um pouco antes) o cristianismo vivenciou uma forte ação do Espírito Santo. Surgiram movimentos avivalistas, sociedades missionárias floresceram. Novos hinos foram compostos, e a volta de Jesus para o arrebatamento da Sua Igreja passou a ser novamente proclamada. Um dos pregadores dessa época foi o inglês John Nelson Darby (1800 – 1882), fundador das Igrejas dos Irmãos. A luz voltou a brilhar e resplandeceu claramente, ao ser anunciada novamente a vinda de Jesus para buscar Sua Igreja – a candeia voltou a ser colocada no velador. Mas esse movimento não se restringiu apenas à Inglaterra. Também nos Estados Unidos muitos se levantaram e começaram a publicar material falando da volta de Jesus para a Igreja e tornando esse o tema central de suas pregações.
Darby era de opinião que a Igreja tinha entrado em decadência desde o tempo dos apóstolos. Ele pretendia contribuir para um renascimento dos tempos apostólicos. Uma enciclopédia teológica diz de Darby: "Extensas viagens pela Europa ocidental, à América do Norte e à Austrália contribuíram para o ajuntamento espiritual da igreja de Filadélfia nos tempos finais, preparando-a para a volta de Jesus".
No século 19 descobriu-se novamente a diferença entre o "arrebatamento" e o "Dia do Senhor". Paralelamente surgiram muitas igrejas independentes, pois havia homens e mulheres corajosos que romperam com os sistemas eclesiásticos vigentes na época, passando a pregar a mensagem clara da iminente volta do Senhor.
Como aconteceu esse despertamento, como foi redescoberta a verdade sobre o arrebatamento? Foi como se, de repente, as pessoas acordassem de um longo e profundo sono! Certamente esse foi um chamado do Espírito Santo de Deus, que repentinamente despertou a muitos por estarmos nos aproximando da volta de Jesus! Sim, realmente nos encontramos na hora da meia-noite, quando soará o chamado do Espírito: "Eis o noivo! Saí ao seu encontro!"
Certamente não foi por acaso que, paralelamente com esse reavivamento espiritual da Igreja de Jesus, tenha se iniciado também a restauração de Israel e o repentino despertar dos judeus para retornarem à sua pátria. Esses dois movimentos são dirigidos pelo Espírito Santo. Maranata! Vem, nosso Senhor! (Norbert Lieth -
http://www.chamada.com.br)


ILUSTRAÇÃO:
Um garoto que nasceu com uma doença que não tinha cura, tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa de seus pais, sob cuidado constante da mãe.
Um dia, decidiu sair sozinho com a permissão da mãe. Caminhou pela quadra, olhando as vitrines e as pessoas que passavam. Ao passar por uma loja de discos, notou a presença de uma garota, mais ou menos de sua idade, que parecia ser feita de ternura e beleza. Foi amor à primeira vista. Abriu a porta e entrou sem olhar para mais nada que não a sua amada.
Aproximando-se timidamente, chegou ao balcão onde ela estava.
Quando o viu, ela deu-lhe um sorriso e perguntou se podia ajudá-lo em alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele já havia visto, e a emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um CD. Pegou o primeiro que encontrou, sem olhar de quem era, e disse "Esse aqui" - "Quer que embrulhe para presente?" - Perguntou a garota sorrindo ainda mais e ele só mexeu a cabeça para dizer que sim. Ela saiu do balcão e voltou, pouco depois, com o CD muito bem embalado. Ele pegou o pacote e saiu, louco de vontade de ficar ali, admirando aquela encantadora garota.
Daquele dia em diante, todas as tardes, voltava à loja de discos para comprar um CD qualquer. Todas as vezes, a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais bem feito, que ele guardava no closet, sem nem abrir. Ele estava apaixonado, mas com medo da reação dela e por mais que ela o recebia com um sorriso doce, não tinha coragem de convidá-la para sair e conversar.
Comentou sobre isso com sua mãe e ela o incentivou muito a chamá-la para sair.
Um dia, ele se encheu de coragem e foi à loja. Como todos os dias, comprou outro CD, como sempre, ela foi embrulhar. Quando ela não estava vendo, ele escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja correndo.
Na tarde seguinte, o telefone tocou e a mãe do jovem atendeu. Era a garota perguntando por ele. A mãe desolada, nem perguntou quem era, começou a chorar e disse: " Então você não sabe? Ele faleceu essa manhã".
Mais tarde, a mãe entrou no quarto do filho, para olhar suas roupas e ficou muito surpresa com a quantidade de CDs, todos embrulhados. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Ao fazê-lo, viu cair um pequeno pedaço de papel, onde estava escrito: "Você é muito simpático, não quer me convidar para sair? Eu adoraria". Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também caiu outro papel que dizia o mesmo, e assim todos que ela abria trazia uma mensagem de carinho e esperança de conhecer aquele rapaz."

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou servo de Jesus Cristo. Prego a Palavra de Deus, louvo o Santo nome d'Ele. Creio que foi para isso que Ele me chamou. Tenho procurado crescer na graça e no conhecimento, sou dependente da misericórdia d'Ele, mas sei que aquilo que eu posso fazer, certamente Deus não fará por mim.

CONTATOS





FONE: (41) 9106-7522 (Brasil Telecom) 9141-2887 (Vivo)



E-mail: prvaldirsantos@yahoo.com.br









Orkut/MSN: pr.valdirsantos@hotmail.com



pr-valdirsantos@live.com





















relojes web gratis



O RELÓGIO NÃO PÁRA, SE APROXIMA, O GRANDE DIA!!! BREVE VEREMOS, OS ÍMPIOS CHORANDO E A IGREJA SUBINDO.